Projeto: Múltiplos olhares
Docente: Carla Andréia Starosky.
Licenciada em Geografia e especialista em Educação para a
Diversidade
Discentes: 3º ano (Ensino Médio)
Após trabalho de observação do espaço escolar e a comunidade na qual os alunos encontram-se inseridos, fez-se a discussão e a análise em torno do questionamento: Como percebemos o espaço público e de que forma ele passa despercebido ao nosso olhar?
De acordo com Antoni
Zabala(2002), “ os alunos devem entender que a compreensão de qualquer situação
real exige uma visão que inevitavelmente será complexa e que, embora seja
possível fazer aproximações parciais ou limitadas, um conhecimento real do
objeto de estudo comporta uma perspectiva (...) complexa (...) as atividades
que possibilitam a identificação de questões ou problemas devem concretizar-se
em situações conflitantes, que provoquem a explicitação de seus conhecimentos e
nas quais os alunos aventurem-se a formular suposições(...) é um passo
imprescindível para progredir na interpretação e no domínio dos meios que
permitirão intervir nessa realidade complexa.”
O resultado perante as problematizações elencadas pelos estudantes levou a vontade de captar imagens que pudessem ilustrar espaços presentes em nosso cotidiano. Espaços públicos que muitos espectadores diante de um ritmo frenético de uma sociedade contemporânea, mal conseguem visualizar ou sensibilizar-se da sua real importância.
Por meio do cooperativismo, e do
projeto Cooper Jovem na qual a unidade escolar “Santos Dumont” soma parcerias,
buscou-se levar à comunidade o que esses “múltiplos olhares” conseguiram captar
e, por meio dessa exposição, instigar o repensar diante da necessidade de se
respeitar o que é público, assim como o apreço para com o cidadão que dele faz
uso.
Obs: O projeto Múltiplos olhares está exposto na Cooper-Garcia (Rua Amazonas, 3.000, Garcia)
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