terça-feira, 7 de abril de 2015

A tecnologia, o cinema e o incentivo à leitura

 



A tecnologia, o cinema e o incentivo à leitura.

            Já não é desde agora, que o uso da tecnologia é incentivado dentro do ambiente escolar. Os alunos de uma maneira geral, são adeptos a inclusão digital. Fazem uso de diversos tipos de equipamentos tecnológicos. Partindo deste pressuposto, a escola também não poderia ficar de excluída deste cenário.
Aulas planejadas de acordo com este cenário são na verdade, uma aliada ao professor, que pode transformar as rotineiras aulas teóricas em uma multiplicidade com novas modalidades na forma de educar. Pensando nisso e aliando esta perspectiva em consideração, começo a formar outras maneiras de se pensar no incentivo à leitura.
            O discente encontrado no modelo contemporâneo de nossa sociedade está diretamente ligado a estas formas de comunicação inovadoras. Não obstante, observando-os pude verificar quais são os gostos por filmes, livros e quais os assuntos mais os interessam. Empenhada nesse processo, tornando-me atenta a este tipo de realidade, trarei um exemplo bem sutil de incentivo à leitura associando a tecnologia com filmes.
            Um dos exemplos mais recente que venho a citar, é o interesse permanente que temos notado pelos nossos jovens alunos pela literatura juvenil. Apontamos alguns exemplos como: jogos vorazes (que faz parte de uma trilogia: em chamas e a esperança), divergente, insurgente e convergente (também uma trilogia), a culpa é das estrelas, a menina que roubava livros, dentre outros.
Decidindo trazer para o espaço escolar o conhecimento já existente (do aluno), como mediadora desta ação, trazendo-o a repensar juntamente com a literatura, incentivando a sua leitura autônoma de mundo para ter um novo entendimento da realidade, conectando-o a realidade através da ficção, fazendo-o conhecer as estórias dos livros e assim constituir o interesse pela leitura.
            Muitos alunos ainda são bem resistentes à leitura, mas boa parte deles pelo que tenho notado, já possui o gosto por ela. Segmentada desta premissa, lacei-me no desafio de aliar-me as formas que me são ofertadas.  Num primeiro contato, os alunos assistiram ao filme “jogos vorazes” e logo após são lhe passadas as informações que existem nos livros e que geralmente, não são adaptáveis aos filmes. Fazendo com que assim, houvesse um despertar de interesse peculiar para querer saber mais... Muitos terminam por se interessarem tanto pela estória que descobrem que gostavam de ler, sem ao menos saber. 


            Fazem parte desta trilogia:





            Logo após, apresento-lhes uma pluralidade de informações que não constam no filme, por se tratar de algo que é adaptável ao cinema. Podemos citar personagens que nem mesmo são relatados a esta adaptação e ainda inúmeras cenas que não constam e lendo o exemplar podem trazer uma grande quantidade de detalhes abundantes de informes que se quer, não são muitas vezes, nem reproduzidas para a ficção. Desempenho desta forma, uma aliança entre tecnologia, cinema, incentivo à leitura e interpretação de mundo através da ficção (literatura). 


O tordo (símbolo inicial do levante).




 A personagem principal Katniss Everdeen.



Desenhos feitos pelo aluno João Lucas do 9º ano 5.

Professora: Elaine Rodrigues.
Disciplina: Língua Portuguesa.

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