A tecnologia, o cinema e o incentivo à
leitura.
Já
não é desde agora, que o uso da tecnologia é incentivado dentro do ambiente
escolar. Os alunos de uma maneira geral, são adeptos a inclusão digital. Fazem
uso de diversos tipos de equipamentos tecnológicos. Partindo deste pressuposto,
a escola também não poderia ficar de excluída deste cenário.
Aulas planejadas de
acordo com este cenário são na verdade, uma aliada ao professor, que pode
transformar as rotineiras aulas teóricas em uma multiplicidade com novas
modalidades na forma de educar. Pensando nisso e aliando esta perspectiva em
consideração, começo a formar outras maneiras de se pensar no incentivo à
leitura.
O
discente encontrado no modelo contemporâneo de nossa sociedade está diretamente
ligado a estas formas de comunicação inovadoras. Não obstante, observando-os
pude verificar quais são os gostos por filmes, livros e quais os assuntos mais
os interessam. Empenhada nesse processo, tornando-me atenta a este tipo de
realidade, trarei um exemplo bem sutil de incentivo à leitura associando a
tecnologia com filmes.
Um
dos exemplos mais recente que venho a citar, é o interesse permanente que temos
notado pelos nossos jovens alunos pela literatura juvenil. Apontamos alguns exemplos
como: jogos vorazes (que faz parte de uma trilogia: em chamas e a esperança),
divergente, insurgente e convergente (também uma trilogia), a culpa é das
estrelas, a menina que roubava livros, dentre outros.
Decidindo trazer para o
espaço escolar o conhecimento já existente (do aluno), como mediadora desta
ação, trazendo-o a repensar juntamente com a literatura, incentivando a sua
leitura autônoma de mundo para ter um novo entendimento da realidade, conectando-o
a realidade através da ficção, fazendo-o conhecer as estórias dos livros e
assim constituir o interesse pela leitura.
Muitos
alunos ainda são bem resistentes à leitura, mas boa parte deles pelo que tenho
notado, já possui o gosto por ela. Segmentada desta premissa, lacei-me no
desafio de aliar-me as formas que me são ofertadas. Num primeiro contato, os alunos assistiram ao
filme “jogos vorazes” e logo após são lhe passadas as informações que existem
nos livros e que geralmente, não são adaptáveis aos filmes. Fazendo com que
assim, houvesse um despertar de interesse peculiar para querer saber mais... Muitos
terminam por se interessarem tanto pela estória que descobrem que gostavam de
ler, sem ao menos saber.
Fazem
parte desta trilogia:
Logo
após, apresento-lhes uma pluralidade de informações que não constam no filme,
por se tratar de algo que é adaptável ao cinema. Podemos citar personagens que
nem mesmo são relatados a esta adaptação e ainda inúmeras cenas que não constam
e lendo o exemplar podem trazer uma grande quantidade de detalhes abundantes de
informes que se quer, não são muitas vezes, nem reproduzidas para a ficção. Desempenho
desta forma, uma aliança entre tecnologia, cinema, incentivo à leitura e
interpretação de mundo através da ficção (literatura).
O tordo (símbolo inicial do levante).
A
personagem principal Katniss Everdeen.
Desenhos feitos pelo aluno João Lucas do
9º ano 5.
Professora: Elaine Rodrigues.
Disciplina: Língua Portuguesa.
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