A tecnologia hoje,
através dos seus vários instrumentos de mídia tem apresentado aos alunos uma
quantidade assustadora de informações. Tudo que é produzido em relação à
tecnologia se torna rapidamente obsoleta, e isso não é diferente na educação,
então eis a questão, porque não usar a tecnologia a nosso favor.
Como maneira de diversificar a forma de aprender e
ensinar, a aplicação se deu no cotidiano
das aulas, momentos que os alunos pudessem ter um contato direto com as tecnologias, tentando usá-la de
forma que, pudesse alcançar o objetivo ao aprendizado do aluno e as TIDCs. A
intenção era trabalhar as informações de acordo com o meu plano de aula, e
desenvolver nos alunos habilidades específicas como refletir, criticar,
sugerir, interpretar, trabalhar em grupo, dentre outros. De forma que, estas habilidades
estão inseridas e se tornam indispensáveis na sociedade e no cotidiano escolar.
Portanto, como mediadora de transmitir o conhecimento,
compreendo que meu papel se torna fundamental no processo de
interdisciplinarizar os assuntos estudados com a tecnologia, partir de
princípios que o aluno já sabe permite uma construção de novos saberes, de
forma mais efetiva, todo trabalho onde o aluno deve pesquisar e buscar informações proporciona ao mesmo, a possibilidade de saber e conhecer mais, com isto, reconstruir conceitos.
É
possível notar que os alunos ficam extremamente animados para esse tipo de
trabalho, principalmente quando se valoriza suas produções, trabalha-se também
sua autoestima, quando o colega partilha de suas informações e leva em
consideração suas produções. O trabalho com informativos ou jornais escolares
são exemplos de produções significativas que vem ganhando campo em muitas
escolas, principalmente por possibilitar um universo de abordagem.
A ideia central e aproveitar melhor o leque de
possibilidades que esse tipo de trabalho proporciona, por exemplo, a
interdisciplinaridade, ou seja, as possibilidades de trabalhar todas as
disciplinas dentro de um só tema.
Esse trabalho surgiu das aplicações de gêneros textuais,
trabalhando inicialmente carta, convite, etc. Em seguida, a turma fez um amigo
oculto diferente, onde cada qual sorteava um colega e ao invés de presentes,
eles deveriam produzir cartas e enviá-las aos colegas, dentro dos gêneros
estudados. Para aprofundar o tema, e trabalhar a oratória dos alunos, criamos
um jornal, com isto levou a formar duplas de alunos onde puderam ser
jornalistas por um dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário